Gonçalo Pavanello

DESIGNER GRÁFICO - ARTISTA PLÁSTICO

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Releituras de Cândido Portinari chegam à Sabina Escola Parque do Conhecimento

Trinta e um artistas plásticos mostram às crianças suas visões sobre o trabalho do pintor brasileiro
Trinta e um artistas plásticos realizaram releituras de obras do pintor brasileiro Cândido Portinari especialmente para o projeto Vida e Arte, que está em sua terceira edição na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André. Desta vez, no entanto, o projeto chega com novidades ao proporcionar, por meio da participação ativa das crianças, a integração das artes plásticas com as artes cênicas. A cerimônia de abertura da exposição foi realizada hoje (29) às 10 horas, com a presença da Secretária de Educação Cleide Bochixio.

As peças, em exposição até 26 de agosto, foram produzidas por artistas plásticos representados pela galeria Mali Villas-Bôas, como Malu Montesino, Ana Mora, Célio Rosa, Lucia Singer, Paulo Stocco e Gonçalo Pavanello. Como nas mostras anteriores (sobre Da Vinci e Monet), todos foram convidados a dedicar sua criatividade para interpretar e recriar obras do famoso pintor, com foco no olhar infantil. “É a primeira vez que faço um trabalho voltado para esse público. Por isso, abusei das cores intensas que despertam muito o interesse das crianças”, conta a designer gráfica Ana Mora, que realizou um trabalho de arte digital.

O contato com as obras possibilita, em primeiro lugar, que as crianças conheçam Cândido Portinari, sua história e o contexto social de suas obras. “Queremos, também, despertar a curiosidade e o gosto pela arte, além de ampliar os conhecimentos gerais dos alunos”, explica a coordenadora da Sabina, Sílvia Sanchez. Ela acrescenta que a exposição possibilita ainda a abordagem de temas transversais como história e geografia. “O teor social das obras de Cândido Portinari permite a construção de um painel histórico-geográfico, enfocando questões como seca, condições de trabalho no campo, brincadeiras antigas e modernas”, destaca.


O artista plástico Gonçalo Pavanello criou versão interativa para a obra Meninos Soltando Pipas. Das mãos dos garotos pintados saem linhas que levam as pipas presas no teto da exposição. Portinari retratava brincadeiras de rua da época


Nenhum comentário:

Postar um comentário